| hmin
O governo iraquiano acusou, nesta quinta, dia 27, a vizinha Jordânia de permitir que forças norte-americanas usem o território do país para lançar ataques contra o Iraque e de impedir caminhões carregados com alimentos de chegar ao país atacado pelo Estados Unidos e a Grã-Bretanha.
– Isso é uma desgraça para qualquer país árabe, permitir que forças estrangeiras usem seu território para lançar uma agressão contra seus irmãos no Iraque – afirmou o ministro do Comércio do Iraque, Mehdi Saleh, em uma entrevista coletiva.
Saleh acusou as forças norte-americanas de se posicionarem ao longo da fronteira da Jordânia com o Iraque para tentar impedir que caminhões carregados com comida, remédios e outros produtos de ajuda humanitária entrem em território iraquiano.
O governo jordaniano ficou ao lado do Iraque na Guerra do Golfo, em 1991, quando as forças liderada pelos EUA expulsaram os soldados iraquianos do Kuwait, onde estavam havia sete meses. Agora, porém, o governo jordaniano decidiu não dar apoio ao Iraque. Desde 1991, as relações entre os dois vizinhos mantiveram-se frias.
A Jordânia, que depende de ajuda dos EUA, permite a presença em seu território de algumas forças especiais norte-americanas, mas diz que esses militares estão ali com objetivos meramente defensivos.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.